O edema macular cistóide é um inchaço da região central da retina, por acúmulo de líquido em pequenos espaços ou cistos. Afeta a região mais nobre da retina responsável pela visão de detalhes, percepção de cores, e etc. Habitualmente se manifesta por baixa visual, distorção das imagens e alteração na percepção das cores.
Existem várias causas, a mais comum é no pós-operatório da cirurgia da catarata, mas ocorre também nas obstruções vasculares da retina, nas uveítes, que são inflamações intra-oculares, na maculopatia diabética, etc. A confirmação diagnóstica é feita pela angiofluoresceinografia e pelo OCT – veja sobre esses exames nos posts anteriores.
Na angiofluoresceinografia observamos os vazamentos que originam o edema ou inchaço, mas, o OCT é capaz tanto de observar e caracterizar o edema como medir a espessura e acompanhar a sua diminuição com o tratamento, de forma precisa. Esse quadro é tratável e normalmente o paciente recupera toda a sua visão. Muitas vezes o tratamento é com colírio.
Algumas vezes, são necessárias as injeções intra-vítreas ou até mesmo a cirurgia de vitrectomia. A indicação do tratamento depende também da causa do edema. É muito importante para a recuperação que o diagnóstico e o tratamento sejam precoces. As lesões na retina, quando crônicas tendem a causar baixa permanente da visão. Muitos aspectos da saúde ocular podem ser previstos e tratados antecipadamente através de exames regulares. Mas, caso perceba alterações na sua visão, não deixe de visitar um especialista do HCO, marque sua consulta!
❇ HCO #suavisaoenossofoco
📱 WhatsApp de atendimento (34) 99862-2400
🗓 Agendamento online clique neste link: https://medicoagora.com.br/agndonline.aspx?ns=14101574101&tema=verde
📍 Avenida Getúlio Vargas, n° 1.700 – Uberlândia / MG
📞 (34) 3291-2400
#hco #uberlandia #cuidadoscomavisao #oftalmologia #retina #oct #edemacistoide