O excesso prolongado de açúcar no sangue também faz muito mal para os olhos!
Na retina e na coróide, com o tempo de evolução da diabetes, vão aparecendo alterações nos vasos sanguíneos que levam a outras lesões. Gradativamente, vão se formando pequenos saquinhos que são os microaneurismas, e a permeabilidade dos capilares vai aumentando, ou seja, vai diminuindo a capacidade de manter o sangue circulante em seu interior e começa a extravasar a parte líquida do sangue, causando o inchaço ou edema, por acúmulo de líquido.
A piora progressiva da parede vascular leva a perder a parte gordurosa do sangue, que causa os exsudatos duros e por fim, todo o sangue extravasa, formando as hemorragias. Esse conjunto de alterações juntamente com a isquemia ou diminuição da circulação, formam e edema macular diabético. Ele causa uma baixa visual importante e deve ser tratado precocemente para que haja recuperação da visão e mesmo para impedir a evolução do quadro.
O exame oftalmológico juntamente com os exames específicos para avaliar a retina e a coróide são determinantes para o diagnóstico e para o tratamento. Para esse quadro clínico, o consenso é de que o OCT é a melhor forma de diagnosticar e acompanhar a evolução do edema macular diabético.
Volte aos posts anteriores para ler sobre o OCT.
Todos os pacientes diabéticos devem fazer um exame oftalmológico anual. No HCO estamos equipados para o diagnóstico e o tratamento adequados. Venha para o HCO você também!
❇ HCO #suavisaoenossofoco
📱 WhatsApp de atendimento (34) 99862-2400
🗓 Agendamento online clique neste link: https://medicoagora.com.br/agndonline.aspx?ns=14101574101&tema=verde
📍 Avenida Getúlio Vargas, n° 1.700 – Uberlândia / MG
📞 (34) 3291-2400
#hco #uberlandia #cuidadoscomavisao #oftalmologia #retina #oct #edemadiabetico