A incidência direta dos raios solares nos olhos causam efeitos a curto e longo prazo, e em ambos os casos eles podem ser tanto desconfortáveis como perigosos. Momentaneamente, são notados sinais como fotofobia (sensibilidade à luz) e, algumas horas depois, irritação e até mesmo conjuntivite. Quando a incidência é direta e importante ou prolongada, como observar eclipse ou contemplar o sol forte, pode causar queimadura da retina, na região macular que é o centro da visão, acarretando baixa visual.
Já no longo prazo, os problemas podem ser graduais e cumulativos, podendo ser na córnea, no cristalino e/ou na retina. Os mais comuns são a catarata, o pterígio e a maculopatia, uma doença muito séria caracterizada por uma deterioração grave e irreversível da retina.
Todo mundo deve tomar cuidados especiais para proteger seus olhos da exposição solar, mas pessoas com os olhos claros devem ficar ainda mais atentas, já que a menor quantidade de melanina influencia na capacidade de absorção e de proteção dos raios de sol.
E claro, todo mundo deve fazer o devido acompanhamento com um oftalmologista!
Agende sua consulta no HCO!
Agende sua consulta no HCO!
HCO #suavisaoenossofoco
WhatsApp de atendimento (34) 99862-2400 ou clique aqui:
Agendamento online clique neste link: https://medicoagora.com.br/agndonline.aspx?ns=14101574101…
Avenida Getúlio Vargas, n° 1.700 – Uberlândia / MG
(34) 3291-2400
#hco #uberlandia #cuidadoscomavisao #oftalmologia #prevencao #sol #protecao #fotofobia