Menos comuns que DMRI, as chamadas doenças hereditárias da retina acomentem adultos e crianças em todo mundo, causando, no longo prazo, perda irreversível da visão. Podemos citar as patologias Retinose Pigmentar, a Doença de Stargardt e a Síndrome de Usher. Apesar de ainda não terem cura, o acompanhamento médico é fundamental para retardar o avanço dos sintomas e promover qualidade de vida aos pacientes.
Os sintomas podem variar bastante pois dependem de quais células fotorreceptoras da retina foram atingidas. Investigar isso com um oftalmologista é fundamental.
A Retinose Pigmentar causa a chamada cegueira noturna (ou seja, promove dificuldades de enxergar em ambientes escuros ou à noite), a fotofobia e uma certa diminuição no campo de visão, proeminentemente lateral.
No caso da Doença de Stargardt, a perda da visão progressiva se dá a partir do centro, causando dificuldades de percepção de detalhes ou de atividades como a leitura.
Essas doenças podem acompanhar outras anomalias, que atingem outros órgãos. O diagnóstico diferencial tem que ser muito meticuloso e cuidadoso.
Agende sua consulta no HCO!
HCO #suavisaoenossofoco
WhatsApp de atendimento (34) 99862-2400 ou clique aqui:
Agendamento online clique neste link: https://medicoagora.com.br/agndonline.aspx?ns=14101574101…
Avenida Getúlio Vargas, n° 1.700 – Uberlândia / MG
(34) 3291-2400
#hco #uberlandia #cuidadoscomavisao #oftalmologia #retina #doencashereditariasdaretina