A retinopatia diabética é uma complicação ocular grave associada ao diabetes, caracterizada por danos aos vasos sanguíneos da retina, a camada sensível à luz localizada na parte de trás do olho, essencial para a visão. Este dano é provocado por altos níveis de açúcar no sangue que afetam os pequenos vasos, levando a alterações que podem comprometer seriamente a visão.
À medida que a doença progride, esses vasos podem bloquear, reduzindo a circulação sanguínea e causando o espessamento da retina. Se não tratada, pode evoluir para uma forma mais avançada chamada retinopatia diabética proliferativa (PDR). Neste estágio, a falta de oxigênio adequado devido à circulação deficiente estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos na superfície da retina. Estes novos vasos são frágeis e propensos a rompimentos, o que pode levar a hemorragias sérias e formação de cicatrizes, resultando em complicações como o descolamento da retina.
Os sintomas da retinopatia diabética muitas vezes só aparecem quando a doença já está avançada e podem incluir visão borrada, aparecimento de manchas ou filamentos flutuantes na visão, dificuldade em enxergar à noite e, eventualmente, perda de visão. Devido à natureza insidiosa da retinopatia diabética, exames regulares de olho são essenciais para detectar e tratar a doença precocemente!
Agende uma consulta no HCO!
❇ HCO #suavisaoenossofoco
WhatsApp de atendimento (34) 99862-2400 ou clique aqui:
Agendamento online clique neste link: https://medicoagora.com.br/agndonline.aspx?ns=14101574101…
Avenida Getúlio Vargas, n° 1.700 – Uberlândia / MG
(34) 3291-2400
O que é Retinopatia diabética?
#hco #uberlandia #saudeocular #retinopatiadiabetica