CIRURGIA DE CATARATA
ESPECIALIDADES
O resultado da cirurgia é altamente previsível e a recuperação é rápida; cerca de 98% dos pacientes apresentam melhora da visão após a cirurgia. Para tornar isso possível, os oftalmologistas do HCO se especializaram na mais moderna, segura e eficiente técnica com pequena incisão, sem pontos e anestesia tópica. A cirurgia leva cerca de 15 minutos e a permanência no centro cirúrgico é de aproximadamente duas horas, incluindo o preparo pré-operatório, a cirurgia e recuperação pós-cirúrgica.
Para a cirurgia é utilizada anestesia tópica, ou seja, somente gotas de colírio. Uma pequena incisão de 2,2 mm é realizada na base da córnea, com uma caneta com ultrassom em sua ponteira, a catarata é fracionada em partículas microscópicas que são então aspiradas. Para compensar a remoção do cristalino, que é uma lente natural com grau, é implantada uma lente intraocular. Na maioria dos casos não é necessário dar pontos na incisão, pois, pela maneira pela qual é confeccionada, esta se torna uma “incisão autosselante”.
Pós-operatório
Geralmente, após breve recuperação cirúrgica, o paciente recebe alta no mesmo dia. O retorno gradativo da visão inicia logo após a cirurgia ou dentro de 24 horas. Em poucos dias o paciente retorna às atividades normais de sua rotina, de acordo com as instruções do cirurgião.
A perda ou redução da visão por catarata pode ser tratada graças aos avanços tecnológicos. Cabe a você decidir quando voltar a ver o mundo claro e nítido.
Dúvidas Frequentes
Geralmente, após breve recuperação cirúrgica, o paciente recebe alta no mesmo dia e vai para casa, onde poderá se recuperar. O retorno gradativo da visão se inicia logo após a cirurgia ou dentro de 24 horas. Na grande maioria dos casos, os pacientes voltam as suas atividades normais já no dia seguinte.
Algumas pessoas necessitam de algum tipo de lente corretiva após o implante de lente intraocular, pois, a lente implantada é fixada de uma forma diferente do cristalino humano, não podendo fazer o mesmo trabalho que o cristalino realizava: mudar o foco para enxergar objetos que estejam longe ou perto. No entanto, existem lentes intraoculares com tecnologia avançada, que permitem ao paciente enxergar para perto e para longe, evitando o uso dos óculos.
Esse é um termo antigo, usado antes dos implantes intraoculares, pois se esperava muito até fazer a cirurgia para corrigir o problema, esperavam a “catarata amadurecer”. Hoje, com a Facoemulsificação, a cirurgia pode e deve ser feita o quanto antes.
Uma vez retirada, a catarata não volta. O que pode ocorrer é a opacificação de uma membrana onde a lente intraocular fica apoiada. Nesses casos, é realizada a abertura dessa membrana com laser, um procedimento indolor em que a anestesia é feita com colírio.
A técnica mais avançada para retirar a catarata é a Facoemulsificação, que é a que utilizamos no HCO. Nesse procedimento, o cristalino (catarata) é fragmentado em pequenos pedaços e aspirado; em seguida, uma lente é injetada para substituir a lente natural do olho que foi aspirado. Na grande maioria dos casos, a anestesia é feita somente com colírios.
Não, durante o procedimento, somente o cristalino é removido. A cirurgia é realizada com um colírio anestésico, então, as pálpebras são abertas com um dispositivo chamado Blefarostato, que permite que seja feita uma pequena incisão na frente do olho e através dela se remova o cristalino e se implante a lente artificial.
Mesmo a cirurgia de catarata sendo uma técnica moderna, seu resultado depende de várias diferenças naturais entre as pessoas, como outras doenças pré-existentes.
Se o seu olho estiver saudável, sem nenhuma doença adicional além da catarata, sua visão retornará próxima ou igual a 100%. Porém, se outra lesão ocular for diagnosticada, o resultado dependerá da extensão dessa lesão.