PRESBIOPIA (VISTA CANSADA)
ESPECIALIDADES
Presbiopia
Os seus braços já não são suficientemente longos para ler o jornal?! Tem dificuldade em enfiar a linha na agulha?! Esses são os primeiros sinais da presbiopia e outros sintomas podem ser as dores de cabeça e a fadiga ocular.
A presbiopia ou “vista cansada” é uma evolução natural da visão, que se manifesta em todas as pessoas, tendencialmente, a partir dos 40 anos. Todos irão senti-la, mais cedo ou mais tarde, porque o cristalino (lente natural do olho) perde a elasticidade à medida que envelhece, o que resulta em uma crescente dificuldade em ver bem de perto.
Tratamento
O HCO é um dos primeiros centros oftalmológicos da América Latina que utilizam o PRESBYOND® Laser Blended Vision da ZEISS. Ele oferece a oportunidade de obter a liberdade dos óculos, combinando a simplicidade e a precisão da cirurgia refrativa da córnea com os benefícios do aumento da profundidade de campo na retenção da qualidade visual.
Com base nas aberrações esféricas naturais do olho, o PRESBYOND amplia o escopo da ablação personalizada além dos limites dos métodos convencionais de laser de monovisão de várias maneiras. Seja por seus perfis de tratamento personalizados, sua acuidade visual a todas as distâncias, sua gama de indicações ou seu impacto imediato, a Visão de Laser Blended PRESBYOND é uma opção de tratamento clara para o rápido crescimento demográfico de pacientes com presbiopia.
Além disso, a correção a laser é indolor e no dia seguinte ao procedimento, o paciente já pode voltar ao trabalho, com poucas restrições.
Dúvidas Frequentes
Assim como os seus olhos, o plano de tratamento cirúrgico é diferente para cada caso. Para um diagnóstico preciso, incluímos como rotina em todo o pré-operatório os exames de WaveFront, Ocular Response Analyzer (ORA), Oculyzer Pentacam e o Topolyzer (para topografias). Isso quer dizer que podemos recomendar a você o melhor tratamento cirúrgico a laser, através de uma ampla gama de opções de convênios de saúde, além de condições especiais de pagamento.
Todos os pacientes são avaliados de maneira completa durante a consulta. Se for apropriado incluir o exame WaveFront em seu plano de tratamento, certamente o faremos.
Clínicas oftalmológicas têm critérios diferentes para o tratamento dos pacientes. Nos casos mais complexos e até contraindicados anteriormente, com uma equipe altamente qualificada e instrumentos tecnológicos de última geração, poderemos reavaliar o seu caso e confirmar ou não a contraindicação.
A equipe do HCO irá lhe aconselhar e realizar outros tratamentos para a correção da visão que não utilizem o laser, caso esse procedimento seja contraindicado para você. Seu oftalmologista irá aconselhá-lo quanto às opções, baseado nos dados detalhados da sua consulta e dos seus exames.
Caso venha dirigindo, aconselhamos a presença de um acompanhante, uma vez que os colírios utilizados nos exames podem afetar a visão por um período de tempo (colírios de dilatação da pupila).
Sim, a maioria dos pacientes trata os dois olhos no mesmo dia.
A reabilitação visual após o tratamento é rápida, a maioria das pessoas alcança boa visão logo após a cirurgia, mas sua visão irá melhorar ainda mais no prazo de duas a três semanas.
A cirurgia ocular a laser vem sendo realizada há mais de 20 anos e todas as complicações documentadas foram encontradas no primeiro ano. No entanto, existem alguns raros registros de casos ocorridos nos anos subsequentes, que foram queixas como ofuscamento, cicatrização tardia e brilho noturno (halos), porém, quase todos os casos, são tratáveis.
Os efeitos do tratamento a laser são permanentes, mas seus olhos podem mudar com o tempo. Por isso, recomenda-se que o procedimento seja realizado após as principais alterações de visão terem ocorrido na sua vida. O cirurgião pode revisar as mudanças que você teve e ajudá-lo a decidir se deve ou não se submeter ao tratamento.
Não, o tratamento é completamente indolor. Contudo, pode ser que você sinta alguma forma de desconforto e lacrimejamento por algumas horas, após a cirurgia ocular a laser.
Hoje em dia, com todos os avanços tecnológicos, é possível tratar de casos que foram contraindicados anteriormente em função de graus refrativos elevados, córneas mais finas, córneas irregulares e pacientes que operaram de miopia pela antiga técnica da ceratotomia radial com bisturi de diamante. Além disso, mais de 99% dos nossos pacientes são capazes de dirigir sem óculos depois do tratamento a laser. No momento da sua consulta, nós iremos discutir o que pode ser alcançado no seu caso em particular.