EXAMES
Angiofluoresceinografia
A Angiofluoresceinografia é um importante exame auxiliar no diagnóstico de várias patologias retinianas.
Indicações:
- Patologias vasculares: diabetes, hipertensão arterial sistêmica, anemia falciforme, oclusões vasculares retinianas e outras;
- Processos inflamatórios: coroidites, retinites; esclerite posterior; pars planites e outras;
- Processos degenerativos e distróficos: degenerações maculares; distrofias retinianas, como retinose pigmentar e outros;
- Tumores: melanomas, hemangiomas, harmatomas, osteomas, névus de coróide e outros tumores vasculares.
Biometria de Coerência Óptica
Método mais moderno para cálculo preciso da lente intraocular que será implantada após a retirada da catarata, principalmente em casos específicos.
Indicações:
- Lentes intraoculares multifocais, bifocais e acomodativas;
- Pós-cirurgia refrativa;
- Olhos com óleo de silicone;
- Implantes secundários de LIO;
- Troca de lente intraocular.
Biomicroscopia de Fundo
Avaliação crítica, através do uso de um biomicroscópio, das estruturas do segmento anterior (córnea, íris, cristalino) bem como o fundo do olho (nervo óptico e retina central).
Indicações:
- Trata-se de um dos exames mais comuns, é indicado para todos os tipos de doenças oculares
Campimetria Visual Computadorizada
A Campimetria Visual Computadorizada avalia a percepção visual central e periférica, identificando defeitos do campo visual e escotomas causados por várias doenças. As informações reveladas pelo campo visual são úteis não somente no diagnóstico, mas principalmente na avaliação de progressão do glaucoma.
Indicações:
- Investigação de glaucoma;
- Doenças neurológicas;
- Doenças da retina.
Corpo Estranho - Retirada
A retirada de corpo estranho depende do tipo que acomete o paciente.
Indicações:
- Para os casos superficiais, é utilizada a técnica de irrigação, com o auxílio de um algodão umedecido.
- Para corpos estranhos entranhados, o especialista contará com a ajuda de uma lanceta, instrumento devidamente esterilizado.
- Em casos mais delicados, intraoculares e com lesões penetrantes, o oftalmologista optará por um cirurgia.
Curativo
Após a limpeza e/ou aplicação do medicamento, um curativo oclusivo é aplicado com gaze ou atadura para garantir a eficácia do tratamento.
Indicações:
- Pós-operatório
- Tratamentos de estrabismo e ambliopia
- Traumas e lesões em geral
Curva Tensional Diária
Este exame tem como objetivo medir a pressão intraocular em diferentes períodos do dia para traçar um gráfico irá orientar a terapia medicamentosa.
Indicações
- Diagnóstico de Glaucoma
- Análise da efetividade do tratamento de Glaucoma
Estéreo Foto de Papila
Trata-se de uma fotografia 3D nervo óptico ou papila com a função de analisar objetivamente evolução de escavação de disco óptico.
Indicações
- Diagnóstico e acompanhamento do tratamento de Glaucoma
- Diagnóstico de doenças do nervo óptico
Fotocoagulação com Laser
Este procedimento oftalmológico é comum na realidade do consultório e não exige internação. Tem como finalidade o tratamento de diversas doenças dos olhos através de um feixe de luz intenso, objetivando principalmente a preservação da visão.
Indicações
- Retinopatia diabética
- Oclusão da veia da retina
- Fragilidades diversas da retina
Fototrabeculoplastia
Procedimento não-invasivo que tem como objetivo a redução da pressão intraocular através do uso de feixes luz intensos (laser)
Indicação
- Tratamento de Glaucoma
Fundoscopia sob Midríase
Este exame tem como objetivo avaliar a estrutura interna do olho para perceber aspectos particulares da retina.
Indicações
- Avaliar pacientes que sofrem de doenças vasculares, hipertensão e que passaram por cirurgias.
Gonioscopia
O exame de Gonioscopia analisa o ângulo da câmara anterior do olho para diagnosticar diversas doenças oculares.
Indicação
- Diagnóstico de Glaucoma
Laser de Luz Pulsada
A Luz Pulsada é uma inovadora e eficaz forma de tratamento do Olho seco. É um procedimento rápido, prático e indolor. Consiste na penetração de pulsos luminosos na pele ao redor dos olhos reduzindo a inflamação e as alterações vasculares das pálpebras. Isso melhora a qualidade do filme lacrimal e estabiliza a lágrima no olho, melhorando assim os sintomas de olho seco.
Indicação
- Tratamento de Olho Seco, subtipo evaporativo
Mapeamento de Retina
O mapeamento da retina é talvez o exame de fundo de olho mais importante, pois permite a análise da retina, nervo óptico e gel vítreo, com visualização direta e detalhada dessas estruturas. É possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças do olho ou sistêmicas, como diabetes e hipertensão arterial. Permite também avaliar a periferia da retina, possibilitando o tratamento de lesões que, quando não tratadas, podem levar ao descolamento da retina.
Microscopia Especular
Realiza a contagem do número de células da camada mais interna da córnea endoteliais, analisando também sua disposição e formato. É indicado em pacientes a serem submetidos a cirurgias oculares, para pesquisar se as córneas padecem de algum tipo de degeneração ou distrofia e de acordo com o exame pode-se avaliar o êxito ou a impossibilidade da intervenção.
Paquimetria Ultrassônica
A Paquimetria é um exame de ultrassom que mede com precisão a espessura da córnea.
Pentacam/Oculyser
Baseado na comprovada tecnologia do Pentacam, esse equipamento é um tomográfo da córnea e do segmento anterior do olho, o qual proporciona a mais extensa informação diagnóstica. O Oculyzer promove tratamentos avançados de topografia guiada para toda a córnea, inclusive no seu centro, corrigindo defeitos que antes não podiam ser tratados.
Todas essas informações são repassadas para o MEL 90 EXIMER LASER, que irão guiar o laser no momento da cirurgia ocular, personalizando-a de acordo com cada caso específico.
OCT (Tomografia de Coerência Óptica)
O tomógrafo de coerência óptica é um moderno equipamento que permite a realização de cortes transversais da retina, gerando imagens tomográficas de alta resolução e reprodutibilidade; é um exame de imagem minucioso e detalhado que complementa a fundoscopia e a angiografia contrastada.
Indicações:
- Buraco macular;
- Edemas;
- Membranas epirretinianas;
- Oclusões vasculares;
- Degeneração macular relacionada à idade;
- Retinopatia diabética;
- Glaucoma;
- Análise do disco óptico.
Olho Seco (IDRA)
Tecnologia Europeia Ultramoderna que facilita o diagnóstico e tratamento do olho seco, agora no HCO! O IDRA é um novo instrumento para estudo do olho seco, que permite ao médico uma análise completa das camadas da lágrima, da sua distribuição e dos fatores que estão influenciando no quadro. Graças ao IDRA é possível classificar o olho seco de forma não invasiva e extremamente precisa, permitindo assim ao médico realizar o tratamento mais adequado.
Indicação
- Diagnóstico e tratamento de olho seco
Retinografia
Exame de imagem que pretende avaliar a retina, a coróide, o nervo óptico e os vasos sanguíneos através de fotografias de alta definição
Indicação
- Retinopatia Diabética
- Degeneração Macular
- Oclusões Vasculares da Retina
Teste e adaptação de lentes de contato
Este exame contempla todo o processo de análise, prescrição, adaptação e controle de lentes corretivas, em um processo que combina equipamentos profissionais de alta qualidade e análise clínica de um especialista.
Indicações
- Miopia
- Hipermetropia
- Astigmatismo
- Presbiopia
Topolyser e Topografia Corneana
Esse equipamento mede as irregularidades e a curvatura da superfície corneana. Os mapas das irregularidades são repassados ao laser que programa um tratamento personalizado para corrigi-las durante a cirurgia para correção de grau, trazendo a córnea para um estado de maior regularidade, melhorando, com isso, a qualidade da visão.
Indicado também no pré-operatório de cirurgias de catarata, transplante de córnea e avaliação do ceratocone.
Ultrassonografia A e B
Ultrassonografia é um exame realizado através da ecografia do olho, sendo de fundamental importância nos casos em que devido à opacidade corneana, catarata ou hemorragia vítrea, não se pode ver o fundo do olho, além de auxiliar no diagnóstico de lesões oculares pela avaliação das características ecográficas. É possível, também, por este exame analisar estruturas que ficam atrás dos olhos e realizar cálculos para implante de lente intraocular após cirurgia de catarata.
YAG Laser
O Yag-laser é um tipo de laser através do qual são realizados procedimentos como capsulotomia, iridectomia, vitreólise entre outros. O procedimento é rápido, realizado com colírio anestésico, não necessitando de repouso, o que permite com que o paciente retorne às suas atividades normais no mesmo dia.
Indicações:
- Corte da cápsula posterior do cristalino quando a mesma torna-se opaca após a realização de cirurgia da catarata;
- Iridotomia para prevenção do glaucoma de ângulo fechado.