GLAUCOMA
ESPECIALIDADES
É uma doença do nervo óptico (neuropatia) com vários fatores de riscos, como: hereditariedade, elevação da pressão ocular, idade elevada, miopia, doenças cardiovasculares, enxaqueca, diabetes, etnia, o uso prolongado de corticóides tópicos ou sistêmicos, entre outros. Manifesta-se por alterações do campo visual e alterações do nervo óptico. É uma doença assintomática, a não ser no glaucoma agudo primário ou secundário.
Tratamento
É uma doença crônica, mas controlável com medicamentos na forma de colírios, em alguns casos, de uso sistêmico (comprimidos). O diagnóstico precoce é um fator importante no controle da doença, por isso, exames periódicos especializados devem ser realizados regularmente. A adesão ao tratamento é um fator imprescindível para o controle da doença.
Dúvidas Frequentes
Os colírios são remédios e, como todos eles, têm indicação certa. O uso de colírios só deve ser feito com o acompanhamento de um oftalmologista.
Na maioria dos casos, a doença é assintomática, porém nos portadores de glaucoma agudo os olhos ficam muito dolorosos e vermelhos. Enquanto que no glaucoma congênito, além da dor, outro sintoma observado é a turvação da córnea.
Todo indivíduo que tem em sua família algum portador da doença tem maiores chances de também desenvolvê-la.