LENTES DE CONTATO
ESPECIALIDADES
Com a utilização de materiais inovadores, hoje em dia, as lentes de contato podem se adequar às necessidades dos pacientes, além de que, seu uso e manuseio se tornaram mais simples e fáceis.
Existe uma gama de opções de lentes rígidas e gelatinosas que podem corrigir desde os graus mais simples até complicadas alterações na morfologia corneana, como o ceratocone.
Dúvidas Frequentes
Antigamente, era necessário o uso de vários produtos para limpeza, enxágue e desinfecção das lentes de contato; hoje em dia, existem soluções multiuso que podem ser usadas, na maioria dos casos, realizando todas as etapas com um único produto, tornando mais fácil e prático o uso das lentes de contato.
Alguns tipos de lentes podem ser usadas durante o sono. A capacidade de uma lente de contato transportar oxigênio do ar para a córnea é que determina o número de horas de uso, que não é igual para todos, devido às diferenças individuais.
Não, em alguns casos, como alergia ocular severa, baixa produção lacrimal (olhos secos), infecção ocular crônica ou alguma doença corneana, o uso de lente de contato pode ser contraindicado.
São várias, entre elas: fins estéticos, como a substituição dos óculos em caso de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia; cobertura de defeitos da superfície ocular, em pessoas com cicatrizes aparentes na córnea (indicação protética); várias doenças corneanas que só podem ser curadas ou controladas com o uso de lentes de contato gelatinosas terapêuticas. Em alguns casos, as lentes de contato proporcionam melhor visão do que os óculos, em pessoas portadoras de ceratocone e astigmatismo irregular, por exemplo.
Devido ao contato com os olhos, as lentes necessitam de um acompanhamento do oftalmologista. Embora sejam seguras em pacientes bem adaptados e controlados, algumas alterações oculares podem ocorrer, sendo a infecção a mais temida. Se o paciente estiver bem orientado, a chance de complicação é pequena.
Sim, hoje já existem as lentes de contato multifocais, que permitem a correção para longe e perto em ambos os olhos, dando aos pacientes com “vista cansada” mais uma opção para a correção de seu problema, além dos óculos.
O grau da lente de contato nem sempre é o mesmo dos óculos. Isso acontece porque as lentes estão junto do olho (córnea) e os óculos se posicionam mais afastados dos olhos e também porque algumas vezes fazemos a correção parcial do astigmatismo no grau esférico (miopia ou hipermetropia).