DEGENERAÇÃO MACULAR OU DMRI
ESPECIALIDADES
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é também conhecida como Degeneração Senil de Mácula e é caracterizada por significativas alterações em algumas regiões da mácula. Inicialmente, pode não apresentar problemas quanto à função visual, mas em médio prazo, a baixa acentuada e até a perda da visão podem ocorrer. Em geral, acontece em pessoas acima de 50 anos e, basicamente, se apresenta de duas formas: a DMRI Atrófica (seca) – mais frequente – e a DMRI Exsudativa (úmida).
Tratamento
Existem várias modalidades de tratamento para a DMRI. Para a forma drusiforme, o uso de doses diárias de substâncias antioxidantes, tais como luteína, zeaxantina e zinco auxiliam no tratamento e têm efeito protetor para evitar maiores danos futuros. A DMRI úmida é tratada, em muitos casos, com injeções intraoculares. No entanto, exige-se caracterização para a seleção do tratamento.
Dúvidas Frequentes
Porque a retina é a região do olho que capta a imagem para ser levada ao cérebro, portanto, é o tecido do olho “que enxerga”. É um tecido neuronal, ou seja, semelhante ao cérebro e uma vez lesado, geralmente, não se recupera.