MOSCAS VOLANTES

Visão com Moscas
Visão Normal

São pequenas opacificações (flutuações) que se formam no vítreo (substância gelatinosa transparente que preenche o globo ocular) e percebidas como sendo manchas, nuvens, pontos ou teias de aranha. Na maioria das vezes, as flutuações são células que se agrupam e têm pouca importância.

Podem aparecer e desaparecer e, em geral, o paciente aprende a conviver e tolerá-las e, quando necessário, faz movimentos com os olhos e para os lados, para cima e para baixo, fazendo com que as flutuações saiam do seu campo visual.No entanto, seu aparecimento pode estar associado a lesões na periferia da retina, predisponentes ao descolamento da retina, a hemorragias ou inflamações no gel vítreo.
 

Tratamento

A grande maioria das Moscas Volantes não necessitam de tratamento. Entretanto, é sempre necessário um cuidadoso exame do fundo do olho (Mapeamento de Retina) a fim de descartar qualquer complicação que possa vir acompanhada desse evento.

Dúvidas Frequentes

Porque a retina é a região do olho que capta a imagem para ser levada ao cérebro, portanto, é o tecido do olho “que enxerga”. É um tecido neuronal, ou seja, semelhante ao cérebro e uma vez lesado, geralmente, não se recupera.